Sempre que pensamos em dietas restritivas, o primeiro alimento a ser retirado da alimentação é o feijão. Por isso, o desafio de hoje é INCLUIR UMA PORÇÃO DE LEGUMINOSAS NA ALIMENTAÇÃO.
No grupo das leguminosas estão presentes os feijões (carioca, rajado, preto, branco), as ervilhas, a lentilha e o grão de bico. Elas são fontes de proteínas, fibras, vitaminas do complexo B e minerais como ferro, zinco e cálcio. O alto teor de fibras confere às leguminosas um alto poder de saciedade, auxiliando no controle de peso e melhora do hábito intestinal.
Frequentemente associadas a distensão abdominal e flatulência, a culpa está em um tipo de carboidrato chamado oligossacarídeo, presente em abundância nesses alimentos.O intestino delgado não tem as enzimas necessárias para digeri-lo completamente, então, ao chegar ao intestino grosso, o oligossacarídeo é fermentado por bactérias presentes na flora, levando à formação de gases como dióxido de carbono (CO2), hidrogênio (H2) e metano (CH4).
Além disso, as leguminosas possuem uma substância chamada fitato, um inibidor enzimático que dificulta o processo digestivo. Por estes motivos algumas pessoas mais sensíveis podem se queixar de inchaço e flatulência associados ao seu consumo. No entanto, algumas estratégias, como cozinhar bem e deixar o feijão de molho, ajudam a diminuir o teor dessa substância, evitando a formação de gases.
Quero ver a sua porção de leguminosas hoje hein!
0 comentários